domingo, 24 de agosto de 2008

Contra a escuridão, basta uma chama

Havia um desenho da Caverna do Dragão que era o seguinte: uma entidade das trevas usava a escuridão para raptar as pessoas de uma aldeia. Se ele raptasse a milésima vítima, ia ficar muito forte. A única solução era uma velhinha que viajava numa carroça, cujo poder era usar o seu corpo para emanar uma luz forte. Quem havia dado a barbada foi o Mestre dos Magos, que disse: "Para derrotar a escuridão, basta apenas a chama de uma vela". Se não se lembra, pode clicar aqui e aqui.

Nossa intenção não é a de nos tornarmos sábios mágicos baixinhos que somem atrás de uma pedra depois de uma frase de efeito. Passamos por um momento acadêmico muito patético. Bons professores estão indo embora, mensalidade aumentando, recaucados tramando picuinhas políticas pelos corredores dos centros, pessoas fúteis que não dão valor à grande oportunidade que é cursar o ensino superior.

No meio de tudo isso estamos nós, um grupo de estudantes de jornalismo, insatisfeitos com o que a Universidade têm a nos oferecer, revoltados contra o mercado da profissão que prefere gado doutrinado à profissionais pensantes e diplomados, e desmotivados, por saber que, na maioria das vezes, compartilhamos a sala de aula com um rebanho bovino, sem muita variação de mugidos, totalmente previsíveis e que se acham os donos do pedaço.

Não iremos nos identificar aqui, mas vocês nos conhecem. Somos aqueles que não baixam a cabeça, que não se entregam tão fácil, e que quando entram numa briga, entram pra detonar.

A partir de agora, a Unisinos não será mais a mesma.

Nenhum comentário: