quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Samba do crioulo doido

Notícia do portal G1, no dia 14/08/2008:

Veja o que determina projeto de lei sobre estágio aprovado na Câmara

A proposta estabelece jornada máxima de seis horas diárias e 30 horas semanais para os estudantes de ensino superior, educação profissional e ensino médio. (...) O estágio na mesma empresa ou instituição não poderá durar mais de dois anos. (...) É assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou 
superior a um ano, período de recesso de 30 dias, que deve ser tirado de preferência durante as férias escolares. As férias devem ser remuneradas caso o estagiário receba bolsa-auxílio.

Notícia do Portal 3, no dia 15/08/2008:

Grupo RBS seleciona estagiários

(...)O candidato da Rádio Gaúcha precisa ter disponibilidade para trabalhar em finais de semana e nas jornadas esportivas. O horário de trabalho é das 18h às 24h. O estagiário deverá dar suporte à produção de programas e reportagens em geral. 

No Hagah a vaga é para inserir e atualizar conteúdo no site (Lazer e Cultura e Locais e Serviços); organizar e editar releases, imagens, áudios e vídeos; relacionar-se diretamente com assessorias de imprensa, produtores e promotores e realizar clipagem de material. A exigência é ter disponibilidade para trabalhar aos finais de semana.

(...)Para tanto, é necessário que o aluno tenha concluído 100 créditos do curso de Jornalismo e ter cursado as disciplinas de jornalismo On Line I (para a vaga do Hagah), Rádio II (para a Rádio Gaúcha) e Redação I (para ambas as vagas).

Consultando o currículo do curso de Jornalismo da Unisinos constatamos o seguinte:

- Existem 8 cadeiras do curso que podem ser cursadas pela manhã. Cinco do primeiro semestre e três do segundo.

- As cadeiras de pré-requisito para as vagas na RBS só estão disponíveis à noite.

- 100 créditos são equivalentes a cinco semestres completados. E não existe nenhuma cadeira do 6° semestre que pode ser feita pela manhã.

Então pedimos a colaboração dos nossos raros leitores para responder a quatro pequenas dúvidas:

1) Quem vai ter colhões para processar a RBS por não respeitar a regra dos estágios, estragando sua hipotética chance de um dia trabalhar lá (quiçá em qualquer outro veículo do RS)?

2) O que passou pela cabeça do "gênio" responsável por divulgar uma vaga de estágio (até então ilegal) para os alunos da Unisinos, sendo que estes, racionalmente falando, não podem concorrer por causa do currículo?

3) Quem é ingênuo o suficiente para achar que nestas vagas da RBS o cidadão vai trabalhar realmente 6h por turno, e ter férias se o estágio passar de um ano?

4) Quando é que o Portal 3 vai migrar para um blog no Blogspot ou no Wordpress? (ia ficar bem melhor que o sistema atual, ah ia...)


Palmas para os gênios da Unisinos!

Nenhum comentário: